Representantes de GateHub apresentaram nesta quinta-feira um relatório preliminar sobre as investigações que adiantam com respeito ao roubo de XRP que sofreu a plataforma entre 30 de maio e 1 de junho.
No comunicado, Enej Pungercar, fundador e CEO de GateHub, indicou que descobriram que aproximadamente cem carteiras de XRP foram comprometidas no roubo, e que possivelmente todas pertençam aos seus clientes, ainda que não descartam que tenha usuários de outras plataformas afetadas. Ademais, assegurou que se enviou um correio de contato a cada usuário cuja conta poderia ter sido hackeada, com as instruções para que movam todos os seus fundos em Ripple das carteiras de GateHub.,
O CEO enfatizou que não têm identificado nenhuma ação ou omissão por parte da empresa que tenha facilitado ou permitido a violação de segurança e pediram desculpas a todos os usuários.
Igualmente, informou que enquanto as investigações sigam seu curso, não publicarão nenhuma versão oficial dos acontecimentos. O CEO reiterou que os pesquisadores encontraram um incremento nas solicitações de API (com tokens válidos) desde um número pequeno de endereços IP, as quais poderiam ter permitido o roubo das chaves privadas das carteiras.
No entanto, os pesquisadores de GateHub ainda não tem podido descobrir como os delinquentes cibernéticos encontraram o resto da informação para descriptografar as chaves. No comunicado foi lembrado que todos os tokens de acesso se desabilitaram após 1 de junho, o qual deteve as solicitações suspeitas.
Para acelerar a investigação, GateHub estaria trabalhando com uma equipe forense de IT e com as autoridades da aplicação da lei para contribuir no rastreamento dos criminosos cibernéticos, e agradeceram a contribuição da comunidade pela ajuda que têm oferecido.
Neste primeiro comunicado oficial, o CEO de GateHub não mencionou a quantidade de fundos que puderam ter sido roubados, ainda que uma equipe de pesquisadores da comunidade tenha apontado anteriormente que a quantidade poderia ascender a uns 21 milhões de XRP (mais de USD 8 milhões), pertencentes a 50 ou 60 vítimas.
Imagem destacada por Greg Walker / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias