A comunidade de criptomoedas reagiu nas redes sociais em rejeição à mudança na política de privacidade do Twitter. Na passada quarta-feira, 8 de Abril, a plataforma de microblogging surpreendeu aos seus usuários com a notificação de que tinha eliminado das contas a opção que permitia aos cidadãos evitar que seus dados fossem compartilhados para fins comerciais. “O controlo que você tem sobre a informação que compartilha no Twitter com os seus sócios comerciais mudou”, assinala a mensagem.
Após a medida adotada pelo Twitter se viram múltiplas reações de rejeição nas redes sociais, entre elas, incluindo a comunidade das criptomoedas que manifestou que prefere pagar pelo serviço antes que perder a privacidade. «Por que não têm uma função premium? Há muitas pessoas que pagariam pela privacidade e pela publicidade gratuita no Twitter», escreveu um usuário. «Você pagaria USD 5 por mês para usar o Twitter sem anúncios?», perguntou outro.
Antes disso, Zooko Wilcox, criador da criptomoeda baseada na privacidade Zcash, publicou um tweet rejeitando a notificação do Twitter: «Fuck you, Twitter ponto com. Pegue meu dinheiro e deixa de tentar gerar valor para os teus anunciantes, manipulando os meus pensamentos e minhas emoções”. O comentário de Zooko provocou uma reação na comunidade das criptomoedas, que recebeu múltiplas respostas.
Em sua notificação, o Twitter acrescentou que a atualização ajudará á companhia a « continuar operando como um serviço gratuito». A mudança no Twitter afeta a uma configuração que incluía uma secção com uma caixa de marcação na qual era possível marcar ou não, a opção “compartilha os seus dados com os sócios comerciais do Twitter”.
No passado, a configuração impedia que o Twitter compartilhasse anúncios vistos pelos usuários ou clicados, e que utilizasse identificadores publicitários (para rastrear seus movimentos e quais aplicações utilizava) para o seu telefone. Para a maioria dos usuários, essa informação será agora compartilhada de maneira predeterminada. Os usuários não terão outra opção para decidir isso no futuro.
O Twitter disse num comunicado, que a medida faz «parte do nosso trabalho contínuo em torno da transparência e do controlo”. Ele acrescenta que os dados compartilhados são utilizados para mostrar a eficácia da publicidade no Twitter. «Isso ajuda ao Twitter a demostrar que as pessoas estão realmente vendo, interagindo e vendo os anúncios que pagam os anunciantes». A empresa esclarece que não fornece informações a terceiros sobre nomes dos usuários, e-mails ou números de telefônicos.
Outros comentários da criptocomunidade assinalam que o Twitter não é um serviço: «quando obtemos algo grátis, normalmente significa que somos o produto, não o consumidor». Entretanto, outros convidam a abandonar o Twitter e a optar por outras plataformas de redes sociais descentralizadas, como hive.
De fato, em dezembro do ano passado, CriptoNoticias informou que a Fundação Zcash fez uma contribuição com a ideia de financiar o desenvolvimento de uma aplicação de envio de mensagens mais descentralizada, que tem a privacidade como uma das suas principais prioridades. O projeto foi inspirado em pesquisas de mercado com trabalhadores do sexo e comunidades LGBT+ que experimentaram a censura e a vigilância maliciosa, pelo qual requerem maior privacidade no sistema de mensagens.
Telefone celular com acesso ao Twitter. Fonte: Mix de Fotos / pixabay.com
Traduzido de: CriptoNoticias