Os desenvolvedores da equipe Dash apresentaram a “Plataforma Dash”. Trata-se de um meio para a construção de aplicações descentralizadas (Dapps), cujo armazenamento seria isolado da cadeia principal do Dash. A intenção, explicou a equipe do Dash Core Group, não é sobrecarregar a cadeia principal. Isso inclui as informações de usuários, contatos e outros bancos de dados da plataforma para Dapps.
Através de uma publicação publicada em 17 de outubro no blog do Dash, Ivan Shumkov, desenvolvedor da plataforma, expôs que o Dash Plataform proverá quatro aspetos essenciais numa primeira fase. Os usuários terão um banco de dados orientado ao armazenamento e á consulta de metadados e um sistema de identidade para usuários e aplicações. Além disso, contarão com um sistema DNS (sistema de nomes de domínio) “descentralizado e melhorado” e um protocolo de comunicação para a interação do usuário com a plataforma.
No futuro, vamos a apresentar um protocolo de comunicação entre usuários e aplicações, solicitações de pagamento, regras de acesso a dados e muito mais. A lista de serviços futuros ainda não está completamente definida.
Ivan Shumkov, desenvolvedor do Dash Platform.
Por que uma nova cadeia de blocos para o Dash Plataform?
O artigo no blog de Dash explica a decisão de criar uma nova cadeia de blocos para a plataforma de Dapps, em vez de executá-la na cadeia atual. O texto enumera uma série de problemas que traria o funcionamento da plataforma na rede principal. Entre eles, destaca-se o “uso ineficiente dos recursos”.
A publicação detalha que “o uso da cadeia existente consumiria desnecessariamente espaço extra no disco e aumentaria a carga da rede para toda a rede”. Em contraste, uma nova cadeia permitiria reduzir “a carga geral da rede e o tamanho da cadeia de blocos existente”.
Adicionalmente, essa decisão se baseia em facilitar a verificação de dados para clientes ligeiros, melhorar as taxas para os usuários da plataforma e incentivar a participação, além de uma “melhor experiência do usuário”.
Atualidade no mercado de Dapps
Números recentes mostram comportamento contraditório no ecossistema das aplicações descentralizadas ou Dapps. Enquanto a quantidade de usuários de Dapps no Ethereum alcançou cifras históricas, o mercado dessas aplicações desenvolvidas em diversas blockchains caiu cerca de 40% no terceiro trimestre deste ano de 2019.
Um relatório apresentado pelo portal de seguimento do ecossistema dapps.com neste mês de outubro mostrou que o mercado de Dapps gerou transações por cerca de USD 2.030 milhões. O trimestre anterior à cifra atingiu os USD 3.200 milhões.
Dito estudo incluiu registros de dados de várias blockchains, entre as que destacam Ethereum, Tron, EOS e Steem. Não só caiu o mercado em sua movimentação de fundos. Também a criação de novas Dapps diminuiu. Inclusive, conforme cifras de dapps.com, o terceiro trimestre do ano criou menos aplicações que a média mensal nos primeiros seis meses do ano.
Imagem destacada por Stanislav / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias.