[et_pb_section bb_built=”1″ admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
Nas “oportunidades de negócios únicas” nem tudo é o que parece. Seja na vida real ou digital, a promessa de riqueza no curto prazo em troca de um investimento pode ser uma aposta arriscada, se não é ilegal e perigosa para suas finanças.
No seu percurso através da história, muitos esquemas de fraude foram criados, mas nenhum como o Ponzi. Nomeado após o famoso vigarista italiano Carlo Ponzi, o descaro leva o nome desde o início dos anos 1900, com uma técnica que no século mais tarde é o manual de instruções para milhares de fraudes, agora globalizados na era digital.
E um novo passo foi dado nesta área, com a popularidade das criptomoedas. Desde a explosão de popularidade do Bitcoin em 2012, a sua expansão e a criação de novos altcoins subiu até criar uma variedade do mercado que move milhares de milhões de dólares anualmente.
Sendo uma tecnologia relativamente nova, o entendimento de nível global sobre o funcionamento desta ferramenta financeira ainda está em desenvolvimento e no mercado volátil para moedas digitais, as histórias de sucesso invadem as pupilas daqueles que querem a sua parte. Aproveitando esta paisagem, cada vez emergem mais Ponzi com uma ideia na mente: obter riqueza de curto prazo… Em troca da tua.
Mecanismo De Falsidades
Imagine que aparece diante de ti uma publicidade irresistível: “Compre o ScamCoin e dupliquem o seu investimento em apenas 30 dias.” Você entra no portal e esta parece ser uma boa oportunidade de negócio. A companhia parece legítima e bem posicionada. E o mais importante, ela é cheia de promessas com a venda de uma criptomoeda do qual você nunca ouviu falar. Mas a mensagem é reconfortante, garantindo pacotes educacionais e orientação dos promotores do negócio. Tudo que você tem a fazer é pagar, reunir mais interessado em ScamCoin e ver como você se torna um milionário.
As explicações que oferecem na empresa sobre moedas digitais – com conhecimento nenhum ou muito geral da sua parte – são bastante aceitáveis. Vistas como moedas com valor no mercado (visível apenas para os investidores ScamCoin), tudo oferecido pela plataforma é convincente. Normalmente, eles organizam eventos para falar sobre o ScamCoin onde você pode ver promotores vendê-lo como a melhor opção e listar suas virtudes. Incluso eles mesmos o comparam com o Bitcoin, pelo qual está perto de vender cópia barata de um CD e vendê-lo como original, tirando vantagem de você que nunca viu um CD.
ScamCoin é uma empresa algo estranha: nada da legalidade é mencionada, a criptomoeda só é emitido pela empresa e não é possível miná-lo, nem se pode ingressar no blockchain da criptomoeda, não é possível comercializar nas plataformas de trading com outras moedas digitais já que não está listado no mercado, e há mesmo a possibilidade de que te peçam um investimento em troca de uma moeda criptográfica, que nem sequer ter sido lançada depois de anos de fazer publicidade.
No entanto, investes, recebes o pagamento prometido, declaras o teu sucesso e recomendas o serviço. Você se sente seguro, e continuas assim por alguns meses, até que finalmente decide-se fazer uma grande aposta e investir tudo o seu dinheiro e esperas; em vão. Ninguém responde os teus correios ou as tuas mensagens perguntando por a comissão correspondente. Em breve você descobre que não é o único sem saber o destino do seu dinheiro, e é tarde para denunciar, já que estas companhias operam fora da vista das autoridades.
Ponzi sorri e aponta para uma verdade de peso nesta situação: você está na base de uma pirâmide projetada para enriquecer a uns poucos e empobrecer a milhares. Como? Seu dinheiro é o pagamento para os investidores anteriores, e é um ciclo que se repete, ao receber comissões dos investimentos de novos clientes. A companhia esconde a fraude após uma aparência de sucesso, atraindo mais crédulos disposto a subir a pirâmide com a publicidade que você e milhares de usuários têm fornecido.
Este é um caso comum de fraude em linha, agora agravada com o surgimento da tecnologia das criptomoedas. Aproveitando-se da falta de conhecimento generalizado sobre o tema – especialmente em regiões com baixa inclusão financeira – os esquemas em pirâmide tem encontrado uma mina de ouro com o entusiasmo de novos investidores nessas ferramentas.
Agora, de volta no tempo e voltar para aquele momento em que você olha para ScamCoin. Antes de dar clique a esta nova e única oportunidade de negócio, você sabe diferenciar uma criptomoeda verdadeira de uma farsa?
DECIFRANDO A FRAUDE
Ao ficar valorizado em dólares, investir numa criptomoeda geralmente é mais atrativo que entender o funcionamento detrás dela, pelo qual neste caso é essencial para investimento seguro. Então, mostremos um par de coisas que nós negligenciamos com ScamCoin que devemos saber para evitar cair de volta no fraude.
O mais importante que deves saber é que todas as criptomoedas tem uma blockchain, a espinha dorsal de todo o sistema. É por meio de uma blockchain – seja pública ou privada- que gere tudo o relacionado à moeda digital, desde o registro de movimentos até a confirmação de nós na rede para realizar transações. E são visíveis para qualquer pessoa, seja centralizado, como Ripple, ou descentralizada, como o Bitcoin.
Se a empresa vende é uma moeda digital, deve ser possível monitorar o movimento deste no blockchain e seguir a sua atividade, mesmo sem saber a alça ou descida desta já que não esta cotada em nenhum mercado.
Agora, vamos falar sobre nós, uma parte igualmente importante do processo. Embora seja o caso da maioria, não todas as moedas digitais são minadas, como o caso de XRP do Ripple, que é emitido exclusivamente pela empresa. A presença de nós é o que aponta a uma operação confiável, já que a sua presença demostra que é possível comercializar a criptomoeda, transmitindo transações e verificando-as no blockchain.
Reunindo estas características, que ScamCoin seja exclusivamente emitida pela companhia – e lembre-se, sem uma blockchain acessível para verificar movimentos da criptomoeda – já dá uma ideia do que pode ser o negócio, que exige investimentos em troca da criptomoeda, sem a confirmação de outros participantes da rede, controlando absolutamente o ingresso do dinheiro e a sua distribuição.
Um número significativo de pessoas não tem educação financeira, de modo que o movimento do mercado é um mistério. Se este for o teu caso, há algo que você deve estudar com especial cuidado: ScamCoin não pode ser comercializado em qualquer casa de câmbio? Isto é um indicador notório, ainda que a justificação sempre seja Bitcoin, pelo qual em seus inicios só poderiam ser comercializados diretamente entre os usuários. Mas isso foi há quase uma década, não há perdido vigência na comparação, omitindo todas as outras características que agora você deveria ter feito correr na direção oposta.
UM PRÓXIMO PERIGO
Exemplos como ScamCoin podem ser encontrados com uma facilidade surpreendente. Abundam em regiões com baixa educação financeira, sorteando regulamentos desatualizados, que existem em muitos países ao redor do globo. Os casos são muitos, mas uma que se destaca e tem ido ao redor do mundo deixando um rastro de alarmes: a companhia OneCoin Ltd.
Diante da fraude búlgara, seu antecessor italiano tira o chapéu, pois não só brinca com todas as características de rigor de um esquema de pirâmide, senão que é mantido na ignorância dos seus investidores em todo o mundo, e incentiva a astúcia daqueles dispostos para escalar a novos níveis na fraude lucrativa.
O investimento em OneCoin é atraente para muitos. As táticas da empresa búlgara é oferecer pacotes educacionais e a possibilidade de comprar a moeda OneCoin – com um suposto lançamento anunciado para o 2018- em troca de um investimento por parte dos novos clientes, convidando-os a reunir mais interessados. Enquanto isso, a sua extensão até os lugares mais recônditos e insuspeitados são uma prova para as autoridades financeiras, das quais são desafiados a deixar o sistema tradicional e envolver-se em tecnologia.
Além disso, o esquema de pirâmide contém uma pérola de sabedoria do passado, continuando os seus serviços sob diferentes identidades: OneCoin Ltd., OneLife Network Ltd. ou One Network Services Ltd. Deve saber que Ponzi também usou nomes diferentes ao longo de sua carreira como um vigarista como “Charles Ponei” e “Charles P. Bianchi”. Nomes diferentes, mesmo fraude.
No caso desta empresa, o esquema gerou nada menos que 20 alarmes entre 2016 e 2017, em todas as suas formas, em mais de 18 países. Não só afeta as finanças de seus investidores, senão também a percepção do público e autoridades para as possibilidades da tecnologia, onde eles compartilham uma ignorância generalizada.
Sendo um negócio em que você ingressa voluntariamente, a maneira mais eficaz para desmontar a fraude é com o conhecimento. Você vai ver que muitos empresários e usuários de Bitcoin utilizam a expressão “evangelizar” para se referir à extensão do conhecimento, que é vital, já que esta tecnologia se desenvolve com a sua adoção e só pode ser adotado para ser compreendido e livre de interpretações errôneas.
Talvez você pode-se perguntar como acabou Ponzi. Após a descoberta do esquema da milionária fraude que inspiraram “celebridades” na indústria – como o polêmico Bernard Madoff em 2008- a inevitável descoberta do esquema por o seguimento das autoridades y da imprensa o levou para a prisão e falência.
Traduzido de: CriptoNoticias
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
Obrigado…Bom artigo.
Obrigado.Bom artigo.
Obrigado.Eu aprecio o esforço colocado neste site e vai visitar aqui mais vezes.