A combinação de duas disposições contidas em um novo texto legal aprovado pelo Parlamento francês, permitirão ás seguradoras oferecer seguros de vida em criptomoedas. A informação foi confirmada pelo deputado Joel Giraud, em declarações ao portal local Les Echos.
Nesta quinta-feira, 11 de abril, após 18 meses de debate e cerca de 8.500 emendas, a Assembleia Nacional da França aprovou a Lei de Plano de Ação para o Crescimento e Transformação Empresarial (PACTE) ou Lei Pacto. De acordo com a mídia local, o instrumento legal inclui, por primeira vez na legislação francesa, os “ativos digitais”. Ele também define quais os serviços baseados nos criptoativos permitidos e os provedores autorizados para oferecê-los.
A nova lei autoriza a criação de Fundos Professionais Especializados (FPS) baseados em Bitcoin e outros criptoativos. Os FPS são produtos de inversão aparentemente muito populares na França. Esta disposição é combinada com outra, contida na mesma lei, que permite as seguradoras oferecer contratos de seguro de vida de FPS, o qual permitiria aos segurados usar este veículo para investir em criptoativos.
“Este não era o objetivo principal da Loi Pacte, mas as seguradoras poderão oferecer produtos baseados em criptoativos. Poderão fazê-lo através de fundos especializados” disse o deputado Joel Giraud.
No entanto, os meios de comunicação franceses estão céticos de que se torne popular este mecanismo de inversão em criptomoedas no país francês. Por um lado, fazem referência a um “desgaste de imagem”, devido ao prolongado comportamento de baixa do criptomercado durante todo o ano 2018.
Por outro lado, eles apontam para o fato de que as FSPs são produtos financeiros dirigidos aos investidores profissionais. Nesse sentido, ter uma grande carteira financeira de pelo menos 500 mil euros e ser um investidor ativo, estaria entre as condições para ser considerado profissional na área. Este reduziria o mercado objetivo na capacidade de investir em criptomoedas por esta via.
Imagem destacada por markoaliaksandr / Stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias