[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.69″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]
NVIDIA anunciou o lançamento do Titan V, uma placa gráfica que conforme indicam ser o cartão GPU do PC mais potente do mercado.
Apesar de este tipo de cartão de processamento gráfico gere uma forte atração por parte do público gamer, a verdade é que suas qualidades tornam-no ideal tanto para servidores de inteligência artificial quanto para mineração de criptomoedas, atividades computacionalmente intensas.
O cartão conta com 12 GB de memória HBM2, 640 núcleos, 5120 núcleos CUDA e pode alcançar um rendimento de 13,8 teraflops. Esta nova versão faz uso da arquitetura do tipo Volta que é utilizada no anterior cartão Tesla V100, com o qual o Titan V compartilha muitas de suas qualidades, começando pelo mesmo núcleo GPU. Somente se diferenciam em que o V100 tem 16 GB de memória gráfica e 6 MB de cache L2, enquanto o Titan V tem 12 GB de memória e 4,5 MB de cache.
Além disso, o preço deste novo cartão esta longe dos $10.000 dólares que custa o Tesla V100 . O cartão Titan V custa atualmente no portal oficial de NVIDIA ums $3,100$ dólares.
[/et_pb_text][et_pb_video _builder_version=”3.0.69″ src=”https://www.youtube.com/watch?v=NPrfiOldKf8″ /][et_pb_text _builder_version=”3.0.69″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]
Ademais, em sua web, NVIDIA anunciou que liberou o software para todos os usuários do cartão Titan V, que seria utilizado como entorno para a adequação e processamento de aprendizagem profunda, inteligência artificial e atividades de cálculo computacionais intensas.
Embora a NVIDIA se encontre promovendo este cartão com fins de aplicá-lo à inteligência artificial, o certo é que o mercado de mineração o quer receber com os braços abertos.
De acordo com os testes realizados pela BitsBeTrippin para descobrir a capacidade de mineração do Titan V, esta funciona muito bem. O equipamento dispôs de uma Ryzen Threadripper 1950X de 16 núcleos inserida em uma placa-mãe Asus ROG Zenith Extreme com 64 GB de memória DDR4, além de uma fonte de alimentação EVGA Supernova G2 de 1300W, juntamente com resfriramento líquido Corsair H110i.
[/et_pb_text][et_pb_video _builder_version=”3.0.69″ src=”https://www.youtube.com/watch?v=CW8LOQ2yvO4″ /][et_pb_text _builder_version=”3.0.69″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]
Os resultados na blockchain de Ethereum permitiram processar 77 MH / s com 237W de potência, sendo duas vezes mais rápido que Radeon RX Vega 64 da AMD. Essa última tem um valor próximo de $600 dólares no mercado com respeito aos mais de US $3000 do Titan V.
O cartão NVIDIA é o primeiro em usar a arquitetura Volta e tem como potenciais clientes uma grande quantidade de consumidores “domésticos”. O produto está sendo visto com bons olhos pelos mineiros de criptomoedas, pelo que no seu lançamento em 2018, poderiam esgotar-se rápidamente. É principalmente por seu preço que este mercado poderia acolhê-la melhor, em lugar do mercado dos videojogos, quem não necessitam tal quantidade de dinheiro para seus propósitos.
Traduzido de: CriptoNoticias
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]