Konstantin Ignatov, suposto líder do OneCoin, foi preso o dia 6 de março no Aeroporto Internacional de Los Angeles como resultado de um investigação por suposta fraude. O anúncio foi realizado em 8 de março em Nova York, onde se indicam acusações de lavagem de dinheiro, fraude eletrônica e fraude de valores mobiliários junto com Ruja Ignatova, quem até agora permanece em liberdade.
O fiscal dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, Geoffrey Berman, e o fiscal para o condado de Nova York, Cyrus R. Vance Jr. alegam que Ignatov e Ignatova enganaram “bilhões” de dólares aos seus investidores, usando uma criptomoeda fraudulenta através de um suposto esquema piramidal.
Os acusados criaram uma empresa de “criptomoedas” multimilionária baseada completamente em mentiras e enganos. Eles prometeram grandes retornos e um risco mínimo, mas, como foi dito, este negócio era um esquema piramidal baseado em fumaça e espelhos, em vez de zeros e uns.
Escritório do representante legal do Distrito Sul de Nova York. Departamento de Justiça. Estados Unidos.
Num comunicado de imprensa, o escritório do representante legal do Distrito Sul de Nova York indica que OneCoin, por sua vez, argumenta que seu crescimento tem sido orgânico, bem como o aumento do valor de seu suposto ativo, e que estes são minados por servidores operados pela companhia. Os fiscais, junto com agentes especiais do FBI e do IRS, afirmam na mesma nota que OneCoin é um esquema de pirâmide onde os membros recebem comissões pelo recrutamento de outros indivíduos e que estes devem comprar pacotes de uma suposta criptomoeda.
A OneCoin começou em 2014 com a Ignatova na liderança, vendendo-se como a criptomoeda que acabaria com o Bitcoin.
Desde 2016 se tem difundido um grande número de acusações sobre supostos esquemas piramidais ou fraudes relacionadas com OneCoin, emitidos em vários países e governos do mundo, como Cingapura, Suécia ou Samoa. No caso da China e da Índia se têm apresentado denúncias e inclusive prisões sobre alguns representantes e promotores da companhia.
Imagem destacada por BortN66 / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias