As taxas já não são um assunto de discussão somente para os usuários de Bitcoin. À medida que a tecnologia amadurece e a economia se desenvolve, as discussões sobre as taxas também estão chegando à Lightning Network.
No fim de semana passado, bitcoiners e usuários da rede Lightning reuniram-se em um setor industrial em Berlin para a primeira Conferência Lightning. Com assuntos que vão desde a incorporação e design de interfaces até a economia da moda da nascente camada de pagamento, os assistentes á Conferência Lightning disseram que o evento teve a sensação dos primeiros dias do Bitcoin.
No entanto, a Lightning Network não é totalmente nova. Quando se estreou pela primeira vez depois de sua publicação do livro branco em 2015, três equipes principais surgiram entre um mar de fãs: Eclair, c-Lightning e Lightning Labs. Durante a conferência de dois dias, as perguntas sobre o design do moedeiro e as aplicações Lightning se juntaram ás preocupações sobre os próximos passos da rede, dada a sua relativa explosão ocorrida no ano passado.
Uma dessas perguntas se referia ás taxas predeterminadas, o preço mínimo para enviar um pagamento através de um canal da rede Lightning.
Atualmente, as configurações de taxas predeterminadas raspam o fundo do barril a 1 satoshi mais 1 parte por milhão (ou 0.000001%) do pagamento, em poucas palavras, uma soma insignificante. Um satoshi (uma centésima milionésima do bitcoin) vale cerca de USD 0.00008252, no momento da publicação.
Os operadores de nós têm a opção de aumentar a taxa básica, mas historicamente a base não se desvia muito. Rusty Russell, desenvolvedor do c-Lightning no Blockstream, assinalou que dois terços dos nós não cobram acima do valor predeterminado. Para estimular o desenvolvimento de um mercado de taxas, Russel pediu um aumento na taxa predeterminada de 1 sats e 500 ppm num correio eletrônico enviado no passado 10 de outubro aos desenvolvedores de Lightning.
Em essência, sua proposta inverteria ao mercado de taxas: os nós ofertariam para processar as transações em lugar de só incrementar as taxas.
A mudança está em caminho
Geralmente se considera necessário certo nível de aumento de taxas na rede Lightning. À medida que os desenvolvedores das aplicações Lightning (Lapp) e outros constroem sobre o sistema de segunda camada, Russel lhe disse ao CoinDesk que está preocupado pelos futuros desenvolvedores que trabalham sobre a base da configuração atual. Nesse sentido, ele afirmou. «Medimos os produtos químicos em partes por milhão … alguém que venha novamente poderia ir, ‘tudo bem, vamos fazer uma parte por milhão’». E acrescentou que eles precisam de uma advertência de que isso vai a mudar.
A proposta de Russell foi apoiada por Pierre-Marie Padiou, CEO e fundador da ACINQ, a companhia principal da companhia Eclair, de acordo com o correio eletrônico. O fundador da Zap Solutions, Jack Mallers, também solicitou apoio para o aumento das taxas quando foi consultado pela CoinDesk.
Embora a mudança seja pequena monetariamente, outros desenvolvedores da Lightning acreditam que uma simples proposta de taxa poderia afetar negativamente a imagem descentralizada do projeto.
A noção errada?
Como parte do universo Bitcoin, Lightning cooptou o entusiasmo do Bitcoin pela soberania individual e os mercados livres. Entender a proposta de Russel dentro do contexto da rede, então, se torna político. Os três grandes desenvolvedores da Lightning estarão establecendo um precedente ao mudar a taxa predeterminada? E se for assim, Quais são as implicações?
O CTO da Lightning Labs, Olaoluwa Osuntokun, se mostrou firme contra a proposta. Ele sugeriu que isso poderia ser facilmente retirado do contexto e argumentou que «esta publicação promove a noção de que de alguma forma na Lightning os desenvolvedores decidem as taxas», conforme uma resposta de 11 de outubro á proposta de Russel.
Igualmente afirmou que “os operadores estabelecem as taxas. Se as taxas são demasiado altas, não se lhes paga.. esse é o mercado».
Osuntokun disse que as iniciativas educacionais são mais importantes e que os desenvolvedores devem ficar longe dos assuntos que podem ser deturpados.
A diretora executiva da Lightning Labs, Elizabeth Stark, concordou e comentou que o mercado de taxas deveria se desenvolver no zero, não de acima até abaixo: “não acredito que os desenvolvedores devam alterar esses valores predeterminados s” e acrescentou: “acho que surgirá o mercado de taxas, terão que profissionalizar-se”.
No final do dia, ainda é cedo para a solução de pagamento em bitcoin. Mallers disse que os custos gerais por participar na rede seguem sendo baixos e, se a taxa predeterminada aumenta ou não, a rede se dirige na direção certa.
No final do dia, ainda é cedo para a solução de pagamento em bitcoin. Mallers disse que os custos indiretos de participação na rede permanecem baixos e, se a taxa padrão aumentar ou não, a rede está caminhando na direção certa.
«O custo de entrar á rede e rotear só consiste em baixar um software gratuito em um computador portátil», concluiu.
Versão traduzida do artigo de William Foxley, publicado no CoinDesk.
Imagem destacada por WrightStudio / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias.