O projeto Stratis realizará uma atualização de seu protocolo que implicará uma migração a uma nova linguagem de programação. Assim o anunciou seu CTO, Dan Gershony, através de uma publicação no Medium na anterior quinta-feira 7 de março.
Gershony afirmou que Stratis experimentará uma atualização de seu software de rede, que implica um salto técnico a uma versão de linguagem C# no núcleo dotnet. Atualmente, os nós executam uma versão C++, o qual seria uma manobra “provavelmente única” no setor dos criptoativos, conforme assinalou. “Nenhuma rede de blockchain tem atualizado seu software a uma versão escrita num linguagem de programação diferente enquanto a rede está ao vivo”, disse o comunicado.
De acordo com a informação, a mudança se deve ao fato de que a linguagem C++ não possui suficiente segurança e flexibilidade para que os usuários possam desenvolver suas soluções na cadeia de blocos. Neste sentido, os desenvolvedores de Stratis decidiram optar por uma implementação inspirada no Bitcoin Core.
Durante o processo, que acontecerá nos próximos meses, a equipe de desenvolvimento de Stratis Group Ltd, motivará aos mineiros a migrar á nova versão do protocolo. Não obstante, os nós que executem a versão C++ coexistirão com aqueles que se atualizem ao software baseado na linguagem C#. Isto será possível através da introdução de nós “comporta”, que funcionarão como um link ou ponte entre as cadeias de blocos resultantes de ambas as versões do protocolo.
O cronograma da implementação implica que a coexistência de ambas as versões se mantenha até que o novo software seja estável e a maioria dos nós se atualize. Quando se consiga a atualização da maior parte dos nós, procederão a coordenar com as casas de câmbio de criptomoedas para que se adotem a nova versão do código base. Finalmente as implementações C++ serão retiradas ao fechar o link que lhes permite funcionar junto com as novas.
De acordo com Gershony, a atualização reduz o consumo de memória e melhora o uso da largura de banda da rede. Igualmente, se fez ênfase em conseguir uma maior estabilidade dos nós para evitar interrupções durante sua execução. Ele afirmou também que o novo software foi provado ao nível de nó e é encontrado na rede de provas, num ambiente UAT (User Acceptance Testing). Juntamente com a mudança ao novo software escrito em linguagem C#, se produzirá uma mudança para o protocolo de consenso Cold Staking.
Imagem destacada por “artefacti” / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias.