A plataforma de serviços de mensagens financeiras Swift anunciou o lançamento de um novo protocolo interno para agilizar e certificar as votações de seus acionistas. A prova de conceito (PoC) sobre a votação eletrônica é um sistema hibrido baseado em tecnologia de contabilidade (DLT), conhecida globalmente como blockchain, e o padrão para o intercâmbio eletrônico de dados ISO 20022.
A cooperativa efetuará as provas na região Ásia-Pacífico, durante o primeiro semestre de 2019, para conhecer a viabilidade do DLT. A ideia é simplificar as reuniões dos acionistas e os processos de votações associados, disse Swift num comunicado.
“Atualmente, a expressão dos direitos dos acionistas é muitas vezes limitada pela complexidade, ineficiência e falta de transparência dos processos baseados em papel. O surgimento da tecnologia blockchain é uma nova oportunidade para melhorá-los”, destacou Lisa O’Connor, diretora executiva de Valores, Tesouraria e Normas de Swift na Ásia-Pacífico.
O projeto estará formado pelos bancos Deutsche Bank, HSBC e Standard Chartered Bank como participantes, enquanto que o banco DBS e a bolsa de valores de Cingapura (SGX) o farão como participantes e emissores. A empresa de software de valores mobiliários SLIB será a encarregada de prover a solução.
A dinâmica será a seguinte: os participantes empregarão a infraestrutura da rede Swift e sua interface para acessar, provar e validar a aplicabilidade do DLT. Além disso, se empregará uma cadeia de blocos privada e autorizada através de uma Central Depositária de Ativos, onde se armazenará e gerirá a informação. Deve-se mencionar que o padrão ISO 20022 é global e aberto não controlado por uma entidade particular adaptável aos novos protocolos e modificável para a indústria financeira.
Imagem destacada por WrightStudio / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias.