Enquanto os grandes planos de criptomoeda do Facebook se deparam com os reguladores, outra grande rede social, o Telegram, esta avançando com o desenvolvimento de sua própria criptomoeda.
O Telegram informou aos investidores que tem previsto enviar os primeiros lotes de sua criptomoeda gram nos próximos dois meses, conforme três investidores que falaram recentemente com o Telegram.
O Telegram também planeja pôr à disposição as carteiras de gram para os 300 milhões de usuários globais da aplicação, informaram os investidores.
Ecoando as esperanças que tem o Facebook na sua criptomoeda libra, anunciada este ano, Telegram tem dito que gram se tornará em sua nova criptomoeda e em uma forma de mover dinheiro em qualquer parte do mundo.
O escopo das ambições do Telegram se fez evidente no começo de 2018, quando levantou USD 1.700 milhões, através de investidores de renome, incluídas algumas das maiores empresas de capital de risco de Silicon Valley.
Ao contrario do Facebook, que anunciou planos públicos para sua criptomoeda muito antes que estivesse pronto o primeiro token, o Telegram tem procedido em grande parte em segredo. Essa opacidade poderia amplificar as perguntas ás que se enfrentará por parte das autoridades governamentais, quando torne públicos os seus tokens.
Os reguladores estão cada vez mais preocupados de que as criptomoedas como gram e libra possam, como bitcoin antes delas, ser úteis para os traficantes de drogas e a lavagem de dinheiro.
Autoridades dos EUA já tomaram medidas para fechar projetos de criptomoedas de menor importância, citando-os por violações da lei de valores mobiliários.
Richard Levin, especializado na lei de criptomoedas no escritório de advocacia Polsinelli, comentou:
Qualquer um que tente construir esse tipo de sistema de token precisa ter cuidado com os reguladores. Eu suspeito que os reguladores examinem essa oferta muito de perto.
O Telegram sempre tem funcionado com certo tipo de desprezo pelas opiniões das autoridades governamentais.
A empresa foi criada por Pavel Durov, um auto-proclamado anarquista que fugiu da Rússia após enfrentar-se com o governo e ser obrigado a vender sua primeira rede social de êxito, VKontakte. O Sr. Durov vive agora entre os escritórios do Oriente Médio e da Europa.
A aplicação Telegram facilita o envio de mensagens criptografadas entre telefones. Isto o tornou popular tanto entre os terroristas, assim como com dissidentes do governo e os manifestantes, mais recentemente em Hong Kong.
Essa qualidade tornara-o impopular entre os governos do Irã e da Rússia, que tentaram fechá-lo.
Em seu discurso de venda de gram, o Telegram explicou que a nova criptomoeda operará com uma estrutura descentralizada semelhante á do bitcoin, o que poderia fazer mais fácil evitar as regulamentações governamentais.
Uma vez que o Telegram libere as criptomoedas, elas serão governadas pela rede descentralizada de computadores que não darão ao Telegram nenhum controle sobre como e onde pode mover-se esse dinheiro.
“Nascerá toda uma nova economia saturada de bens e serviços vendidos por criptomoedas”, disse a companhia num documento enviado a potenciais investidores em 2017.
Os planos para a rede Gram foram recebidos comum ceticismo significativo na comunidade de criptomoedas. Muitas das maiores empresas de capital de risco que investiram em criptomoedas deixaram passar a oportunidade de investir em gram.
Os pesquisadores de segurança também expressaram sua preocupação pela criptomoeda devido aos problemas de segurança que tem tido o Telegram, problemas que poderiam ter consequências muito mais importantes se fossem de dinheiro.
Mas isso não dissuadiu ás proeminentes empresas de capital de risco Benchmark e Lightspeed Capital, junto com muitos investidores russos, de contribuir a rodada de arrecadação de fundos de Gram em 2018. Os investidores colocaram USD 1.700 milhões em troca da promessa de futuro de Gram.
O Telegram prometia em documentos legais que entregaria gram aos investidores antes de 31 de outubro de 2019, o qual devolveria o dinheiro. A companhia agora está correndo para tirar a criptomoeda antes dessa data limite.
Algumas pessoas poderão vender imediatamente seus grams em casas de câmbio de criptomoedas embora os primeiros investidores concordassem num período de retenção.
A libra de Facebook está projetada para ser respaldada por moedas tradicionais que se mantém em contas bancárias, a fim de estabilizar o valor da criptomoeda. O Gram, por outro lado, não estará respaldado por nada e ganhará ou perderá seu valor, como bitcoin, por o que seja que alguém esteja disposto a pagar por ele.
Conforme os investidores, Telegram informou recentemente que, antes que as criptomoedas sejam enviadas, uma versão da prova da rede Gram será lançada dentro de uma ou duas semanas. Os grams estarão projetados para fazer possível a compra e venda de outros produtos no Telegram.
A companhia também tem grandes ambições para seu Telegram Open Networks, que espera que receba novos tipos de aplicações digitais. Poderia ter novos tipos de sites, por exemplo, onde os usuários se dão gratificações uns aos outros por bons comentários ou fazem pequenas apostas sobre eventos futuros.
Mas antes que isso aconteça, o Telegram terá que lidar com os críticos e os reguladores céticos. “Não vejo como é possível que o Telegram possa conseguir algo que cumpra com os reguladores para o final de outubro”, escreveu recentemente em seu site David Gerard, analista e critico de criptomoedas.
Versão traduzida do artigo de Nathaniel Popper, publicado no The New York Times.
Imagem destacada por Aleksandra Sova / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias.