Nesta quarta-feira, a Associação de Imprensa dos Estados Unidos revelou que seu manual de estilo mais recente inclui entradas relacionadas a bitcoin, ethereum, litecoin e dogecoin, quatro das criptomoedas mais populares.
A edição de 2019 do Associated Press Stylebook and Briefing on Media Law, também conhecido como AP Stylebook inclui regras para escrever o nome das criptomoedas quando o autor está se referindo ao conceito ou a unidade monetária. No Twitter, por exemplo, a conta oficial da associação revelou que o manual de estilo recomenda escrever «Bitcoin», com maiúscula, quando o autor se refere ao conceito que representa a criptomoeda, e “bitcoin”, em minúsculas, quando se fala da criptomoeda.
A comunidade reconheceu a importância de que esse manual de estilo incluísse às criptomoedas, e celebrou o fato levantando as dúvidas respeito ao uso de outros termos do criptomundo. No entanto, um usuário também esclareceu á conta oficial que normalmente se escreve “Bitcoin” quando se fala da rede que suporta este meio de pagamento e não ao seu “conceito”. Outros diferenciaram entre o uso de “Ethereum” e “ether” e um usuário pediu á Associação que dedicara uma seção ao gênero e número com o qual deve fazer-se referência a Satoshi Nakamoto, o criador de Bitcoin.
O Associated Press Stylebook foi publicado pela primeira vez em 1953, a fim de padronizar as comunicações massivas. Este manual de estilo foi concebido por jornalistas estadunidenses e tornou-se numa importante referência para a maioria das formas de comunicação corporativa em inglês no último meio século. Inclui gramática, pontuação, definições e regras de uso que empregam e adaptam jornais impressos e em linha, revistas, departamentos de marketing e empresas de relações públicas.
A edição de 2019, que adiciona 200 novas seções, incluindo as criptomoedas, pode ser adquirida em formato físico e através de uma subscrição em linha no site da Associação.
A homogeneização dos termos pertencentes ao criptoecossistema tem sido um tema muito recorrente, não só em termos de relações públicas e mídia, senão também em termos legais e de regulamentação.
Alguns especialistas consideram que o excesso de termos dificulta a regulação dos criptoativos. Assim, os reguladores de cada país enfrentam não só a dificuldade de entender a terminologia corretamente, senão também a decidir quais são os mais adequados para seus propósitos e garantir que sejam difundidos de maneira correta.
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Traduzido de: CriptoNoticias