[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.10.1″]
Bitfi, a empresa detrás da controversa carteira promovida por John McAffe, publicou um comunicado neste primeiro de setembro afirmando que deixará de chamar a seu moedeiro “inahackável”, pois vários hackers tem descoberto uma série de vulnerabilidades que comprometem a segurança do dispositivo.
O comunicado foi divulgado por meio da conta de Twitter de Bitfi, onde o equipamento afirmou ter contratado a um especialista em segurança para revisar o dispositivo, quem confirmou as vulnerabilidades encontradas pela comunidade.
Neste sentido, a firma tem decidido remover de suas aclamações que o moedeiro é totalmente “inhackeável”- declarações que geraram discussões no ecossistema de criptomoedas -. Também eles concordaram em fechar o programa de recompensas que oferecia 250 mil dólares para aquele que pudesse hackear o dispositivo.
[/et_pb_text][et_pb_code _builder_version=”3.10.1″]<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”es”><p lang=”en” dir=”ltr”>Important announcement from Bitfi: <a href=”https://t.co/SD4ZCJxvLn”>pic.twitter.com/SD4ZCJxvLn</a></p>— Bitfi (@Bitfi6) <a href=”https://twitter.com/Bitfi6/status/1035279307617259523?ref_src=twsrc%5Etfw”>30 de agosto de 2018</a></blockquote><!– [et_pb_line_break_holder] –><script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script><!– [et_pb_line_break_holder] –>[/et_pb_code][et_pb_text _builder_version=”3.10.1″]
Bitfi ressalta que o especialista em segurança identificou o problema do moedeiro, cujos detalhes serão revelados nos próximos dias. Da mesma forma, a empresa também reconheceu ter gerado uma situação que acabou sendo contraproducente para o ecossistema.
BITFI: UM DESAFIO SIMPLES PARA OS HACKERS
A controvérsia começou o passado mês de junho quando, no momento do lançamento de Bitfi, a empresa afirmou que sua carteira era inhackeável. Estas declarações foram apoiadas por John McAffe, quem ofereceu 100 mil dólares para quem pudessem violar a segurança da carteira.
Logo após dessas declarações, Andrew Tierney, consultor de segurança da empresa Pen Test Partners, dedicou-se a desmontar uma destas ferramentas. Sua investigação revelou que o hardware de Bitfi não era muito diferente de um telefone Android, sem qualquer método de segurança ou anti-sabotagem que fosse significativo.
[/et_pb_text][et_pb_code _builder_version=”3.10.1″]<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”es”><p lang=”en” dir=”ltr”>So now we have pictures of the bare <a href=”https://twitter.com/Bitfi6?ref_src=twsrc%5Etfw”>@Bitfi6</a> board.<br><br>It's just a MEDIATEK MT6580.<br><br>No sign of a secure element.<br><br>Thanks to <a href=”https://twitter.com/Mindstalker612?ref_src=twsrc%5Etfw”>@Mindstalker612</a> <a href=”https://t.co/uhtYDxcQlm”>pic.twitter.com/uhtYDxcQlm</a></p>— Ask Cybergibbons! (@cybergibbons) <a href=”https://twitter.com/cybergibbons/status/1023667374153773057?ref_src=twsrc%5Etfw”>29 de julio de 2018</a></blockquote><!– [et_pb_line_break_holder] –><script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script><!– [et_pb_line_break_holder] –>[/et_pb_code][et_pb_text _builder_version=”3.10.1″]
As denúncias não foram aceitas por Bitfi, quem seguiu afirmando que sua carteira era “inhackeável” e inclusive lançaram uma campanha de recompensas. Para participar no programa se devia comprar uma carteira que chegava carregada com 10 dólares em criptomoedas; para reclamar o prêmio devia extrair-se essa quantidade.
A primeira semana de agosto, um jovem de 15 anos chamado Saleem Rashid publicou um vídeo onde demostrava que tinha podido aceder á carteira. Não obstante, como não conseguiu violar o critério dos 10 dólares, a empresa não reconheceu a recompensa.
MCAFFE NÃO SE DÁ POR VENCIDO
Em 1º de agosto, o usuário @pry0cc explicou no Twitter que McAffe desafiou Tierney para hackear a carteira, quem conseguiu a maneira de violar a segurança do dispositivo sem necessidade de acessar fisicamente. Nesse sentido, se o computador é infetado, o atacante pode roubar as moedas.
[/et_pb_text][et_pb_code _builder_version=”3.10.1″]<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”es”><p lang=”en” dir=”ltr”>So here's a little tldr for all those behind on the <a href=”https://twitter.com/hashtag/BitfiFight?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#BitfiFight</a><br><br>- A hack has been developed for the Bitfi, allowing seeds to be leaked from a completely unrooted Bitfi device. <br><br>- <a href=”https://twitter.com/officialmcafee?ref_src=twsrc%5Etfw”>@officialmcafee</a> challenged <a href=”https://twitter.com/cybergibbons?ref_src=twsrc%5Etfw”>@cybergibbons</a> to a duel involving a wallet of 25 million<br><br>1/?</p>— pry0cc / Ben (@pry0cc) <a href=”https://twitter.com/pry0cc/status/1035958909503188992?ref_src=twsrc%5Etfw”>1 de septiembre de 2018</a></blockquote><!– [et_pb_line_break_holder] –><script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script><!– [et_pb_line_break_holder] –>[/et_pb_code][et_pb_text _builder_version=”3.10.1″]
No entanto, apesar de que o Bitfi reconheceu o defeito, McAffe não dá seu braço a torcer. Em sua conta de Twitter declarou que não teme por a segurança de sua carteira, já que a mesma é “inhackeável” e que a empresa só cedeu á pressão da competência.
[/et_pb_text][et_pb_code _builder_version=”3.10.1″]<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”es”><p lang=”en” dir=”ltr”>Bitcoin wallet Bitfi withdraws 'unhackable' claim <a href=”https://t.co/HA5Xd32A0g”>https://t.co/HA5Xd32A0g</a></p>— Syed MZ Naqvi (@naqvis_syed) <a href=”https://twitter.com/naqvis_syed/status/1035884119102763008?ref_src=twsrc%5Etfw”>1 de septiembre de 2018</a></blockquote><!– [et_pb_line_break_holder] –><script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script><!– [et_pb_line_break_holder] –>[/et_pb_code][et_pb_text _builder_version=”3.10.1″]
Após o desafio da McAfee para Tierney, este último o convidou a levar sua carteira pessoal para Londres para que ele pudesse demonstrar a vulnerabilidade ao vivo.
Por sua parte, Abe Snowman, o encarregado de segurança contratado por Bitfi, expressou que a empresa tem sido responsável e Professional ao confirmar os defeitos de seu dispositivo e evitar perdas económicas aos seus clientes; uma atitude que põem em causa a McAffe, de acordo com a sua visão.
Imagem destacada de mbruxelle / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]