Um fundo de capital fixo que visa fornecer aos investidores exposição ao bitcoin numa classe de ativos regulares foi registrado na Bolsa de Valores de Toronto (TSX).
O administrador de inversões canadense, 3IQ disse que o Fundo Bitcoin, para o qual apresentou originalmente um prospecto em outubro, começou a ser negociado na TSX em 9 de abril.
O fundo funciona da mesma maneira que um produto comercializado na bolsa (ETP): os investidores compram ações do fundo e recebem exposição ás mudanças no preço dos ativos subjacentes no tempo. Eles rastreiam o preço do bitcoin (BTC) usando um índice desenvolvido por MV Index Solutions (MVIS), uma subsidiária de VanEck Europa, e o provedor de dados do mercado de criptomoedas CryptoCompare.
O fundo é dividido em dois tipos de ações, Classe A, direcionada a todos os tipos de investidores, e Classe F para as instituições. Somente as ações da Classe A sãs registradas na Bolsa de Valores de Toronto. O presidente e CEO da 3IQ, Fred Pye, disse que o valor total das ações da Classe A é aproximadamente USD 14 milhões.
Tal como os outros ETP, a principal atração é que os investidores que não conseguem ou não desejam comprar o ativo subjacente ainda possam adicionar bitcoin a suas carteiras. Os investidores tradicionais também podem usar o fundo como veículo para familiarizar-se com essa classe de ativos.
O diretor geral da MVIS, Thomas Kettner, disse que a inclusão em uma bolsa «ajudaria a fortalecer o status dos ativos digitais como uma classe de ativos».
O 3iQ comentou que passou mais de três anos dialogando com a Comissão de Valores Mobiliários de Ontario (OSC) antes de receber aprovação para o Fundo Bitcoin. Connor Loewen, analista de criptomoedas do 3iQ, disse que o fundo decidiu-se registrar no Toronto porque já estava regulamentado no Canadá.
A TSX é a maior e mais ativa bolsa de valores do Canadá. Embora outras bolsas tenham registrado companhias de criptomoedas, Toronto tem feito delas uma indústria artesanal. O grupo de mineração de Bitcoin Hult8 e o banco comercial de criptomoedas Galaxy Digital estão registrados também. Da mesma maneira que faz os produtos de criptomoedas como a «blockchain ETF» de Horizon, que começou a cotar em 2018.
Enquanto o mundo continua cambaleante por efeitos do Coronavirus, o Pye da 3iQ expressou certa apreensão sobre o momento do registro. «É difícil lançar uma oferta tão única num período no qual os investidores estão preocupados por sua saúde e a proteção do capital. No entanto, a proteção em longo prazo do poder aquisitivo é do que se trata Bitcoin».
Os investidores podem adicionar bitcoin a suas carteiras. Fonte: Panxunbin / elements.envato.com
Versão traduzida do artigo de Paddy Baker publicado no CoinDesk.
Traduzido de: CriptoNoticias