Em uma nova atualização, o cliente c-lightning do Lightning Network (LN) incorporou um protocolo experimental para enviar mensagens pela rede de canais de pagamento Bitcoin. Trata-se das Onion Messages, ou “mensagens cebola”.
A novidade foi anunciada no boletim #92 do Bitcoin Optech, apresentado nesta quarta-feira, 8 de Abril. No texto, destaca-se que este mecanismo, apresentado anteriormente como «mensagens diretas do LN», «permite a um nó enviar uma mensagem codificada através da rede sem usar o mecanismo de pagamentos do LN».
O boletim explica que esse novo sistema poderia substituir o mecanismo de envio de mensagens sobre pagamentos. Em particular, refere-se ao caso Whatsat, que foi relatado anteriormente no CriptoNoticias. O texto descreve várias vantagens que a utilização dessas mensagens diretas poderia representar. Entre elas, se destaca o fato de que essas mensagens “podem ser roteadas mesmo entre pares que não compartilham um canal de pagamento estabelecido”.
Rusty Russell, o desenvolvedor detrás da proposta, explicou em uma publicação de GitHub que apenas até agora foram desenvolvidos os conteúdos necessários para o roteamento e as respostas. No entanto, ele acrescentou que, no futuro, a idéia é utilizar esse mecanismo para as “ofertas”, outra proposta que prevê a implementação de ofertas de serviços e faturação no LN.
Adicionalmente, o sistema não requer que haja uma transmissão bidirecional de informações. Ou seja, o nó que enviou a mensagem não deve manter nenhuma das informações relacionada com a mesma. Essa capacidade “minimiza os requisitos de memória para os nós”, explica o boletim.
Outra característica notável deste sistema de mensagens é a utilização de «rotas cegas». Com esse mecanismo, é possível o roteamento de pagamentos ou mensagens, como neste caso, sem que o emissor conheça a identidade da rede do destinatário ou a rota completa do envio.
Para isso, o nó de destino escolhe uma rota através de um ou vários nós intermediários e encripta a informação da rota. Assim, cada nó vai transmitindo a informação criptografada conhecendo unicamente o seguinte nó, até que a mensagem chegue ao seu destino.
Maior capacidade para os canais de pagamento
Outra das novidades apresentadas no boletim do Bitcoin Optech é a implementação do wumbo no cliente c-lightning. Anteriormente suportado pelo cliente Eclair, o wumbo permite a criação de canais de pagamento com maior capacidade. Dessa maneira, pode-se superar o limite anteriormente estabelecido de 0,168 BTC por canal.
Por outro lado, o cliente LND adicionou o suporte para fundear canais com transações de Bitcoin Parcialmente Assinadas (PBST) para qualquer moedeiro que tenha compatibilidade com essa característica. Anteriormente, isto só era possível através da LND diretamente.
A LND também deu um passo para oferecer suporte de múltiplos pagamentos, algo que se espera conseguir em sua totalidade na próxima versão 0.10 do cliente. A idéia é resolver as dificuldades dos grandes pagamentos, uma das atualizações mais esperadas para a LN, como a CriptoNoticias já tinha relatado anteriormente.
Envio de mensagens através de telefonia móvel. Fonte: Prostock-studio / elements.envato.com
Traduzido de: CriptoNoticias